FERRUGEM E OSSO




Cercados pelo visual paradisíaco do litoral do sul da França estão Alain (Matthias Schoenaerts) e Stéphanie (Marion Cotillard). À sua maneira, cada um trabalha para que outros possam se divertir. Estão à beira do abismo e o dinheiro parece motivo para subsistir, independente da procedência do pagamento. A partir deste olhar pessimista, Ferrugem e Osso aos poucos transparece a zona de conforto que muitos hoje buscam; estabilidade financeira e nenhum envolvimento emocional.

Alain caminha por extremos, seja em relação à família ou vida profissional. Stéphanie tem a inércia como defesa. Cercados pelo medo em realidades distintas e ao mesmo tempo tão similares, a relação entre eles mostra tal dicotomia pela sobriedade de Jacques Audiard (O Profeta) na direção. Stéphanie e Alain não formam um casal, não se abrem o bastante para construir uma amizade, porém o silêncio ou palavras gratuitas escondem o afeto entre os dois. 

Pois se Ferrugem e Osso é à primeira vista um filme sobre a dor e o objetivo de ter antes de ser, Audiard o transforma em bomba-relógio, imageticamente representada pela bela sequência onde sangue e gelo tomam as rédeas da vida de Alain. Nela é transparecida o que a narrativa se arrasta para conquistar – o flerte com gêneros e a transparência de toda contradição vivida pelos dois. 

Portanto  não estamos à frente de um filme sobre condições. Ferrugem e Osso é a constatação de um tempo obscuro para relações humanas, completamente dominadas pelo dinheiro e pela tecnologia.  Através de mensagens Stéphanie e Alain se comunicam para preencher o vazio que o estilo de vida dos dois – repito, cada um à sua maneira – impõe. O mesmo pode ser dito pelo caminho escolhido por  Audiard, constantemente em busca de argumentos para preencher o óbvio.

★★★
Ferrugem e Osso (De Rouille Et D'Os, França/Bélgica, 2012) de Jacques Audiard

2 comentários:

  1. Para mim, esse já é um dos filmes mais belos do ano. Gosto da forma como Audiard trata com sutileza essa questão de um personagem se apoiar no outro para tocar a vida, sempre dando ênfase ao companheirismo e não necessariamente ao amor. Marion Cotillard está em mais um momento inspiradíssimo e Schoenaerts também não fica atrás.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...