O CAVALEIRO SOLITÁRIO



Não há nada de errado em revitalizar ou adaptar gêneros; quando se trata do western, berço da instituição da identidade americana no cinema, menos ainda. Porém, o que Gore Verbinski havia sinalizado no divertido e espirituoso Rango é antítese do que O Cavaleiro Solitário se propõe. 


A aventura do pequeno camaleão pelo deserto americano presta tributo a ícones do faroeste com roteiro ambivalente, pronto para agradar crianças e adultos de forma corajosa. Já O Cavaleiro Solitário mostra Verbinski em função da fórmula de Piratas do Caribe, franquia que o consagrou como realizador e responsável por recordes de bilheteria. Baseado na série Zorro – O Cavaleiro Solitário, o filme escancara referências ao western pelo imaginário popular.  A idéia, portanto, é utilizar maniqueísmos do gênero para espetacularização.


 Construído de maneira similar a qualquer filme da saga Piratas, O Cavaleiro Solitário mais parece uma releitura em novo ambiente. Tonto, o índio vivido por Johnny Depp é tão caricato quanto Jack Sparrow, o pirata-palhaço-marginal (ou qualquer outro personagem interpretado pelo ator nos últimos dez anos). Sua tarefa é ajudar John Reid, advogado prematuramente promovido a justiceiro a fim de vingar a morte do irmão e trazer paz à cidade de Colby, no Texas. Ao menos a vingança está lá. Sempre ela, referencial e aristocrática para o gênero. 


O Cavaleiro Solitário é um filme feito de obrigações e demandas. É notória a conjura em ter conflitos, resolve-los e envernizá-los, apetecendo o gosto do grande público para iniciar e terminar atos em sequências apoteóticas. Menos, por acaso, ao seu campo original, a série no qual o filme é baseado. Vai-se a anarquia e poesia de um gênero e fica a sensação que sua releitura pop nada mais é que a clara subestimação da consciência de seus consumidores.


O Cavaleiro Solitário (The Lone Ranger, EUA, 2013) de Gore Verbinski

2 comentários:

  1. Desacreditei neste projeto desde o ponto em que foi anunciado (creio que nem a Disney depositou a confiança necessária em sua concepção). Embora eu goste de alguns nomes envolvidos, não será um filme que verei com pressa ou expectativas. O que mais me entristece, entretanto, é ver o limite que a carreira de Johnny Depp, que já foi o meu ator favorito, atingiu. É triste vê-lo em papéis amalucados com os mesmos maneirismos de sempre. Espero que isso mude alguma hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentável, né, Alex? Na coletiva de lançamento do filme o mesmo confirmou que seu "western" predileto é "Dead Man" do Jim Jarmusch, no qual ele é o protagonista. Notei certo desdém com o filme desde o início. O pior é que ele confirmou essa semana o retorno para o novo "Alice" do Tim Burton.

      Excluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...