SEM DOR, SEM GANHO




Sem Dor, Sem Ganho parte do princípio de alertar suas intenções e reforçar seus contornos como mensagem. A dura crítica ao pensamento superficial da vitória engendrada à filosofia capitalista gera filhos alimentados por palestras motivacionais, biografias e filmes. E a partir destas armas ilusórias Michael Bay usa a ironia através dos códigos de TV como suporte principal. 


Por outro lado, este é um filme sobre o cinema e sua forma híbrida e mutante. Pois a essência está na linguagem e como o restante funcionará a favor dela. A linguagem que constantemente flerta com diversos dispositivos como a TV, games e Internet é o embrião para Bay dialogar com a nostalgia – em especial os anos 90 - e a partir de excessos, nortear a narrativa. Porém, não se trata de um olhar próprio em relação ao formato – e sim o adorno tradicional, transformando-o em um simples exemplar do cinema de ação.


O trio de fisiculturistas que entra em uma emboscada atrás do sucesso financeiro sem qualquer respeito ao próximo – o EUA idolatrado é o mesmo que mata -, é a representação da cultura de consumo e seus contrastes. Sem Dor, Sem Ganho serve como balanço da melancolia transpassada através da beleza hipnótica referente a Showgirls de Paul Verhoeven ou Fogo Contra Fogo e Miami Vice, ambos de Michael Mann. O filme também é funcional como injeção na discussão acerca da prostituição da imagem.


Pois ante a comédia de erros que constitui Sem Dor, Sem Ganho, está a silenciosa obrigatoriedade de ilustrar ou representar cada meandro de uma história surreal. Em termos cinematográficos, este é um filme que pouco soma, porém há em cada quadro coragem para subverter regras e diluir a importância de mecanismos comuns, como a fuga da superficialidade que o próprio filme implicitamente carrega. 


★★★

Sem Dor, Sem Ganho (Pain & Gain, EUA, 2013) de Michael Bay

Comentários

  1. I think that the main reason that I have trusted Matt Gorden from the beginning was the 8 weeks, full money-back guarantee that Matt offers for The Ejaculation Trainer guide.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas