UM SONHO POSSÍVEL

 

Baseado no livro homônimo de Michael Lewis que conta a história real de Michael Oher, famoso jogador da liga de futebol americano, Um Sonho Possível tenta resgatar valores familiares e costumes de um lar tipicamente protestante. Como conto moral, o filme é bem sucedido em sua proposta, que é a de criar uma história edificante, porém, em termos narrativos, o longa de John Lee Hancock é uma obra ordinária.

A opressão é o guia principal para sermos apresentados a Oher, vítima da falta de informação e de um lar destruído, logicamente oriundo do abandono do governo americano e que alimenta problemas infinitamente maiores que passam praticamente em branco pela lente de Hancock. Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock) e sua família surgem como uma oportunidade de viver uma nova realidade. Sem problemas para se adaptar, Oher vive o “sonho americano”, servindo como influência indireta para o resgate de valores perdidos pela família Tuohy. Na trama de Hancock, bem e mal não podem ser concomitantes. De um lado, está a vida perfeita, onde a grama verde reflete o bem estar vivido dentro das mansões do subúrbio americano. Na região periférica está a violência e o caos, sempre moldados por resoluções tão batidas que chegam a surpreender.

Hancock utiliza  mazelas da sociedade como assuntos para discussão apenas em momentos de passagem de atos; Conflitos não são gerados, nem mesmo em hipóteses mais óbvias, como o abismo social entre Oher e a família Tuohy ou surtos individualistas. Totalmente frouxa, a trama perde a força inicial por justamente criar um protagonista inerte a qualquer tipo de situação.
Em seu último ato, Hancock, faz uma bem sucedida metáfora à exposição e o tratamento dado aos pobres pelo governo norte-americano. Engraçado, pois o diretor cria algo que o filme necessitava por toda sua duração – Um motivo para sair da mesmice. Pena que era tarde demais para dar um novo rumo ao filme.

Um Sonho Possível  (The Blind Side, EUA, 2009) de John Lee Hancock

4 comentários:

  1. Ouvir dizer muito desse filme...Acho importante e até bom, quando uma trama tenta mostrar os dois lados da realidade, onde podemos ver que a sociedade esta totalmente dividida, e o único inatingivel é o governo, que sempre finge enxergar os problemas e os conflitos gerados por eles próprios!Mas mesmo assim, sempre existem aquelas pessoas que estão dispostas a resgatar e criar um novo rumo pra sua vida! Mas pela sua crítica, acho que deve ter deixado a desejar esse filme, pelo fato de não ter acontecido os conflitos, as discussões, mesmo quando havia necessidade ou talvéz até por vc ter dito que o diretor só saiu da mesmisse tarde demais! Mas como ainda não pude ver, vou assistir e tirar minhas próprias conclusões. Espero que seje bom =)

    ResponderExcluir
  2. É um bom filme que cumpre com seu papel, de entreter e tentar emocionar na grande maioria das cenas! a Bullock jamais merecia aquele OSCAR!

    ResponderExcluir
  3. Um site com características originais sempre conquista admiradores. Admiro seu site e ele é bom!

    ResponderExcluir
  4. adorei esse filme e muito bacana.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...