Lançamentos em Video on Demand

Vertente para consumo de filmes em rápida ascensão no Brasil, o Video on Demand já possibilita novas opções além da programação dos cinemas e de lançamentos nas locadoras. A exemplo dos ótimos Margaret de Kenneth Lonergan e Na Carne e Na Alma de Alberto Salvá. Portanto, alguns filmes que merecem atenção serão comentados daqui por diante em parágrafos.


Frango com Ameixas (Poulet Aux Prunes, França/Alemanha, 2011) de Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi

A dupla que gerou a pequena pérola chamada Persépolis traz em Frango com Ameixas a transformação da ternura e paixão pela vida na figura do músico Nasser Ali (Mathieu Almaric) em amargura completa. Em retrospectiva, Paronnaud e Satrapi remetem aos filmes de Jean-Pierre Jeunet pelo cunho ilustrativo e infantil, algo que aos poucos domina a  narrativa e se torna em exercício cansativo para exibir o que reverberou nos últimos dias de vida do protagonista.
★★ 

Inquilino Desajeitado (Small Apartments, EUA, 2012) de Jonas Åkerlund

Conhecido pela direção de video-clipes, Jonas Åkerlund retorna ao cinema com uma comédia de erros sobre a escória da sociedade. Representados por diversas estirpes e  vividos por nomes como Juno Temple, Johnny Knoxville, Billy Cristal e Dolph Lundgren, Inquilino Desajeitado é, a rigor, a vitória da estética sobre a linguagem. É notório o esforço de Åkerlund em apresentar de forma definitiva sua marca autoral - principalmente pelo fino humor, preso às entrelinhas, em claro embate com todo aparato estético.  Ainda não é a reação, mas é o sinal de inconformação do diretor à fórmula que ainda o prende.
★★ 
★★

★★★★
Cru (Idem, Brasil, 2011) de Jimi Figueiredo

Exibido na Première Brasil do Festival do Rio e lançado em circuito apenas em Brasília, Cru é um filme de assumido baixo orçamento e usa suas deficiências como justificativa para o dialogo com a estética. Repleto de referências a gêneros - em especial o western e o cinema de terror -, a história de vingança num mundo de personagens à margem até mesmo das relações humanas desemboca em retóricas sobre remorso e violência. Mas não escapa do  bruto ajuste, exibindo suas fragilidades.
★★
 Lola Contra o Mundo (Lola Versus, EUA, 2012) de Deryl Wein

Em expansão, o mumblecore deixa de ser vertente do cinema independente americano para virar referência de linguagem. O que antes era ousadia para esconder o baixo orçamento, hoje é apenas atrativo visual. Lola Contra o Mundo utiliza os elementos mais acessíveis deste cinema - incluindo a escalação da "musa" do movimento, Greta Gerwig - e mantém os devaneios sobre a vida adulta, desta vez em Manhattan. Em relação aos filmes de Joe Swanberg ou aos irmãos Duplass, referências e hoje também residentes em Hollywood, o filme de Deryl Wein nada mais é que adaptação deste meio ao grande público.
★★

Smashed - De Volta a Realidade (Smashed, EUA, 2012) de James Ponsoldt
Não tão distante da forma de Lola Contra o Mundo, Smashed - De Volta a Realidade utiliza a acessibilidade com outro intuito - descrever o primeiro ano de tratamento de uma mulher contra o alcoolismo. O filme de James Ponsoldt tem força graças a sinceridade em que aborda o tema, porém não há cuidado algum quanto ao teor melodramático da história. O conto do renascimento, neste caso, é dormente.
★★
O Homem que Não Dormia (Idem, Edgard Navarro, Brasil, 2011)

Um comentário:

  1. The next time I read a blog, I hope that it doesn't disappoint me as much as this one. I mean, I know it was my choice to read, but I actually thought you'd have something interesting to say. All I hear is a bunch of whining about something that you could fix if you weren't too busy looking for attention.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...