Entrevista com Chris Fuller (Loren Cass)

Chris Fuller é um diretor Americano, que levou cerca de oito anos para concluir seu primeiro projeto chamado Loren Cass, que retrata o vazio dos jovens após as rebeliões que aconteceram em São Petersburgo em 1996 e começou a ser escrito quando Chris tinha apenas quinze anos. O filme foi lançado por sua própria produtora, a Jonesing Pictures e foi exibido em alguns festivais pelo Brasil em 2008. Após o filme correr o mundo chocando e ganhando prêmios em festivais, Loren Cass marca um diretor ousado e com um futuro promissor. Tive a chance de conversar com Chris, onde ele fala sobre o filme, Brasil, projetos futuros e vocês conferem o papo abaixo:

Cinema O Rama: O filme começa com a frase “O ano era 1997”. Doze anos depois, como você define o cenário após as rebeliões em São Petersburgo? Teve alguma mudança significativa?

Chris Fuller: Eu diria que não mudou muita coisa, Pedro. Por exemplo, em um dia de filmagens, mais rebeliões aconteceram. Parece um mundo diferente naquela parte da cidade. Eu não sei se isso um dia vai mudar, a cultura é muito diferente naquele lugar por conta desses fatos. Mas parece que depois das rebeliões de 1996, os policiais tomam cuidado em dobro por onde andam. As recentes rebeliões na Grécia após o assassinato de um jovem por um policial provam que não é um problema nativo da Florida e que pode acontecer em qualquer local onde existir abuso de poder e certamente com conseqüências nada agradáveis.

Cinema O Rama: Como apareceu a idéia de convidar Keith Morris e Blag Dahlia para narrar o filme? As locuções são muito bem colocadas e funcionam como um personagem, um guia mais básico que os diálogos, mesmo abstratos. Eles tiveram um envolvimento maior com o projeto?

Chris Fuller: Eu quis que os heróis da minha juventude colocassem uma textura a mais no filme com o trabalho de áudio. O Blag e o Keith influenciaram muitas pessoas com suas músicas e foi muito legal da parte deles terem vindo até São Petersburgo para contribuir com o filme. Eles certamente influenciaram nos personagens que eles interpretam apenas com a voz e ouvir Blag e Keith me pareceu uma boa idéia de fugir do método tradicional de narração para um personagem, assim como os discursos políticos inseridos.

Cinema O Rama: Você conhece algo do cinema Brasileiro?
Chris Fuller: Infelizmente não, mas estou correndo atrás disso. O único cineasta Brasileiro que eu realmente sou familiarizado com o trabalho é o Walter Salles. Mas meu próximo projeto provavelmente será no Brasil, portanto conhecerei mais do cinema brasileiro e da cultura do país.

Cinema O Rama: Qual o real significado de “Loren Cass”?
Chris Fuller: Eu quis dizer muitas coisas com esse nome, mas elas são muito complexas para explicar com palavras, acredito que as pessoas entenderão o que eu quis dizer após assistir o filme.

Cinema O Rama: Conte-nos um pouco da história do filme, desde a criação até o dia de sua estréia.

Chris Fuller: Para a história completa de Loren Cass eu passaria dias aqui falando pra você. Recentemente nós atualizamos o site do filme e eu recomendo que visitem a parte “About the Film” que conta o processo de criação dos roteiros, das filmagens até o lançamento do DVD que será em 2009. CinemaO Rama: Você começou a escrever Loren Cass com quinze anos. Você faria um remake do filme? O que você faria de diferente no roteiro, captação de recursos e etc?

Chris Fuller: Certamente eu nunca faria um remake de Loren Cass. Eu não acredito em refilmagens em geral. Eu consegui exatamente o que eu queria com esse filme. Nós tivemos problemas com tempo e dinheiro, logicamente, até porque esse foi o meu primeiro filme, mas deu tudo certo e eu estou muito feliz com o resultado. Mesmo com uma infra-estrutura de milhões de dólares eu faria exatamente do jeito que eu fiz.

Cinema O Rama: Aproveitando...Conte sobre seus novos projetos!

Chris Fuller: Estou planejando novos filmes, no momento estou trabalhando em dois roteiros e um deles será rodado no Brasil. Vocês podem dar uma olhada no site da minha produtora para novidades e detalhes.

Cinema O Rama: Alguma mensagem para os Brasileiros?

Chris Fuller: Eu sou fascinado pelo Brasil. Os Brasileiros e a cultura que eu realmente preciso aprender mais sobre, inclusive o cinema! Obrigado pela ajuda com Loren Cass e o interesse de todos pelo filme e obrigado pelas perguntas e feliz 2009 a todos!
Para ler a resenha de Loren Cass, clique aqui.

4 comentários:

  1. Que foda, quero ver esse filme faz tanto tempo. Hunf.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana a entrevista, Pedro. Não curti tanto o filme, no entanto. Mas tem seus pontos altos.[]s!

    ResponderExcluir
  3. "(…)Mas meu próximo projeto provavelmente será no Brasil, portanto conhecerei mais do cinema brasileiro e da cultura do país."awwwww!! que ótimo! Pelo que fala na entrevista, o filme parece ser mto bom, mto bem produzido…

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a entrevista, confesso que não conhecia o filme, mas agora fiquei curioso.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...