WHAT WE DO IS SECRET


Citado entre os vinte maiores filmes “punks” da história pela revista Premiere e posteriormente na matéria O Punk na Tela aqui postada, o longa What We Do Is Secret faz jus as indicações e é uma das mais fiéis e centradas cinebiografias sobre um ícone musical.

Derby Crash tinha um plano de cinco anos, influenciado por David Bowie, de criar um fenômeno e terminar rápido. Assim como Kurt Cobain, Crash também achava que era melhor evaporar antes de virar um peso. E assim Derby Crash junto com seu amigo Pat Smear (hoje guitarrista dos Foo Fighters) eles formaram os The Germs. Crash cresceu entre as loucuras da mãe, a perda do irmão e do pai, mas isso é o que podemos refletir e concluir rapidamente para as atitudes de Crash, mas o filme nem de longe quer centrar em dramas e muito menos se aprofundar neles para uma narrativa “Hollywoodiana”.Os Germs cresceram através do marketing, pois eles não sabiam tocar seus instrumentos e não ligavam para a política. E para piorar, Crash tendia para o fascismo pois só assim as coisas funcionariam, segundo o próprio.

Intercalando o processo de ascensão e queda obrigada – pois eles foram banidos de todos os clubes de Los Angeles - dos Germs, vemos a vida de Crash sem um mergulho proposital, mas suficiente para tirarmos nossas conclusões, recheado de diálogos ácidos e humor negro. Crash propôs e viveu o caos e seu plano foi posto em prática. O elenco está à vontade em frente à tela e a direção de arte foi competente ao manter a fidelidade da época, sem escorregões. A direção de Rodger Grossman é competente, porém, não se arrisca. Faz muito bem o que é proposto, mas não ultrapassa a linha da ou
sadia por momento algum e isso também vale para a técnica em geral do filme.No mais, What We Do Is Secret é um ótimo filme sobre uma trágica história que sempre esteve em ebulição. Sempre nos limites de uma vida determinada e com data para acabar.


Dinâmico, simples, sem frescuras e draminhas meia-boca. Vai direto ao ponto e resolve-se com facilidade e inteligência e usa o conflito principal de Crash como uma bonita metáfora, explícitamente cuspida ao final do filme, mas também se preocupa em mostrar delicadamente tais conflitos e analogias durante o filme.

What We Do Is Secret (Idem, EUA 2008) de Rodger Grossman

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...