VÊNUS NEGRA


Intencionalmente implícito, Vênus Negra reconstitui os anos de sofrimento de Saartjie Baartman em Londres e Paris como parte de um freakshow comandado por seu ganancioso mestre Caezar. Rotulada de Hotentonte (uma espécie de mulher gorila), Baartman é levada à exaustão fisica e emocional pelo sonho atroz de uma vida melhor. E assim, Abdellatif Kechiche rege longuíssimas e repetitivas sequências (característica do cinema de Kechiche) ilustrando de forma crua como o sofrimento desta mulher viúva se confunde com a diversão do povo europeu e a falsa idéia científica que o racismo maquiado carrega.

Com o andar da narrativa, vemos Baartman perder suas raízes e sua identidade cultural para agradar seus “clientes”. O que fora um passatempo no início da projeção se torna um espetáculo voyeur conforme a gravidade das acusações do diretor aumenta – ao mesmo tempo em que satura a constituição do evento em tempo real, em detalhes, por mais dispensáveis que eles possam ser. Visceral por conta da atuação da estreante Yahima Torres, Vênus Negra divide sua ambiguidade com o espectador.

Se o filme nada mais é sobre o olhar, este registrado por Kechiche é denso e extremamente cansativo. Seus 166 minutos cortam todo laço de hipocrisia que a burguesia européia sustentou durante o século XIX – o lado puritano, religioso, justo e curioso; este último rende cenas de tom melancólico e imageticamente grotescas – e execram qualquer relação positiva com o mundo que Baartman viveu. Pena que ele continua o mesmo.


Vênus Negra (Vênus Noire, França/Itália/Bélgica, 2010) de Abdellatif Kechiche

Um comentário:

  1. estou muito curioso com esse filme desde Veneza do ano passado. Achei interessante o argumento e espero que tenha se convertido em uma boa fita.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...