MAMA



Baseado no curta-metragem homônimo de apenas três minutos de duração produzido em 2008 que encheu os olhos de Guillermo Del Toro (Hellboy, O Labirinto do Fauno), Mama se resume ao jogo de estilos que circundam o gênero de terror ao longo dos anos.  Apesar do leque de subgêneros ao dispor, o filme em longa-metragem, também dirigido por Andrés Muschietti traz a roupagem atual para dialogar com os maneirismos criados especialmente nos anos 70.

Ao desenvolver a história de Victoria e Lilly, duas meninas que viveram anos em uma casa abandonada no meio de uma floresta, mesmo com a proposta intacta, Muschietti desenvolve o subtexto envolvendo a maternidade como pilar. Nele, há abertura suficiente para criar situações assustadoras e, como grandes filmes do gênero, usa uma casa como personagem.

Entre boas idéias na construção e delineação de sequências usando o espaço cênico sem necessitar da ajuda de cortes ou elementos externos, Muschietti satura sua metodologia. A história é esquecida em certo ponto para funcionar como tributo ao gênero. Assim, o roteiro ignora personagens secundários e funcionar a favor do que angaria os jovens, maior consumidor de filmes de suspense para o cinema: os sustos. A brincadeira levada às últimas consequências seja como menção ou método se desgasta.

Portanto, cabe ao espectador não esperar um roteiro inventivo e sim se dispor a brincar com os clichês sinalizados e, dependendo do envolvimento, tomar alguns sustos.


Mama (Mamá, Espanha/Canadá, 2013) de Andrés Muschietti

Um comentário:

  1. Assisti ao curta-metragem assim que ele foi disponibilizado no Youtube. Admito que, embora simples e breve, o achei bem assustador. Portanto, já espero mesmo por alguns sustos. O envolvimento de Guillermo Del Toro no projeto provavelmente é positivo, quero ver "Mama" em breve.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...