A SERBIAN FILM - TERROR SEM LIMITES


Amor, arte e sangue como transgressão para uma nação violentada pelo governo. Para o diretor Srdjan Spasojevic, A Serbian Film – Terror Sem Limites é um manifesto por incentivo para aspectos sociais de seu país. Sem ajuda, não há arte e sem ela, não existe a verdade. Aqui, um agente procura um ex-ator pornô e chefe de família preocupado com suas obrigações financeiras para um último trabalho em troca de uma remuneração que lhe trará segurança para o resto da vida.

Os diálogos se embaraçam com o subtexto rico, intenso e imageticamente intrigante. Spasojevic em curto espaço de tempo lamenta a perda de talentos para as drogas, critica o sistema educacional, a procriação em massa – e a falta de informação que desemboca na tal problemática -, a influência do caos na arte e suas novas obstruções. Questiona também o futuro do país e a lobotomia que adormece a população feita pelos canais sérvios de televisão.

Com toques de thriller, gore e carga dramática fortíssima, o filme às vezes não cabe em sua pretensão – o que pode levar o espectador a desacreditar das intenções de Spasojevic. As cenas fortes por um lado podem chocar desavisados por ultrapassar os limites morais e convencionalismos, mas enfrenta sem pudor a reação instintiva da platéia, o que pode levá-la às gargalhadas, de timidez ou de nervosismo.

A Serbian Film – Terror Sem Limites não cria fronteiras com sua mensagem. Em nenhum momento desiste de ser ficção, de criar nuances dramáticos e nos desestruturar com uma conclusão tão forte quanto a realidade de um país em crise. Um filme que transparece o grito pulsante por revolução. E se for preciso, algumas pessoas morrerão por ela.

★★★★★
A Serbian Film - Terror Sem Limites (Srpski Film, Sérvia, 2010) de Srdjan Spasojevic

Um comentário:

  1. Pedro Henrique Gomes1 de junho de 2013 às 12:16

    Eu desacreditei. Só vi um filme perdido no choque pelo choque, que balança orgulhosamente a bandeira do "olha, eu sou estranho, sou diferente". Bem boçal.

    Abs!

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...