A SERBIAN FILM - TERROR SEM LIMITES


Amor, arte e sangue como transgressão para uma nação violentada pelo governo. Para o diretor Srdjan Spasojevic, A Serbian Film – Terror Sem Limites é um manifesto por incentivo para aspectos sociais de seu país. Sem ajuda, não há arte e sem ela, não existe a verdade. Aqui, um agente procura um ex-ator pornô e chefe de família preocupado com suas obrigações financeiras para um último trabalho em troca de uma remuneração que lhe trará segurança para o resto da vida.

Os diálogos se embaraçam com o subtexto rico, intenso e imageticamente intrigante. Spasojevic em curto espaço de tempo lamenta a perda de talentos para as drogas, critica o sistema educacional, a procriação em massa – e a falta de informação que desemboca na tal problemática -, a influência do caos na arte e suas novas obstruções. Questiona também o futuro do país e a lobotomia que adormece a população feita pelos canais sérvios de televisão.

Com toques de thriller, gore e carga dramática fortíssima, o filme às vezes não cabe em sua pretensão – o que pode levar o espectador a desacreditar das intenções de Spasojevic. As cenas fortes por um lado podem chocar desavisados por ultrapassar os limites morais e convencionalismos, mas enfrenta sem pudor a reação instintiva da platéia, o que pode levá-la às gargalhadas, de timidez ou de nervosismo.

A Serbian Film – Terror Sem Limites não cria fronteiras com sua mensagem. Em nenhum momento desiste de ser ficção, de criar nuances dramáticos e nos desestruturar com uma conclusão tão forte quanto a realidade de um país em crise. Um filme que transparece o grito pulsante por revolução. E se for preciso, algumas pessoas morrerão por ela.

★★★★★
A Serbian Film - Terror Sem Limites (Srpski Film, Sérvia, 2010) de Srdjan Spasojevic

Comentários

  1. Pedro Henrique Gomes1 de junho de 2013 12:16

    Eu desacreditei. Só vi um filme perdido no choque pelo choque, que balança orgulhosamente a bandeira do "olha, eu sou estranho, sou diferente". Bem boçal.

    Abs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas