Indie: A CABEÇA DE MAMÃE









A diretora Carine Tardieu constrói o filme A Cabeça de Mamãe de uma forma sensata, dinâmica e leve, mas não consegue sair dos "padrões" do cinema francês ao contar a história da menina Lulu, que vê sua depressiva mãe entregando a vida, com um péssimo casamento e óbvios problemas de saúde, que refletem uma mente auto-centrada e hipocondríaca.

A menina descobre que no passado sua mãe foi muito feliz e viveu um intenso romance. Com isso ela começa uma divertida peregrinação para conseguir resgatar os brilhos nos olhos de sua mãe. Essa que inclui o sexo, um triângulo amoroso, traição, valores e drogas. Tardieu usa o roteiro a favor e consegue dosar com boas doses de humor com uma forma mais amena, para não desandar em um drama mexicano. A menina Lulu também estrela a história paralela, logicamente quando a sua vida pessoal é tratada, focando-se na descoberta do amor e sua consumação.

É uma pena que não traga algo mais que o cinema francês ou outros filmes com proposta parecida não tenham feito, com o roteiro caindo no óbvio, mesmo que tenha sido tratado com carinho. Tardieu usou bem seu elenco e sua equipe, mas a obviedade na construção do filme o torna leve, porém, morno.
★★
A Cabeça de Mamãe (La Teté de Maman, França, 2007) de Carine Tardieu

2 comentários:

  1. Aqui em são josé, vai ser complicado eu achar qualquer um dos dois, e minha internet não querendo fugir disso, também é beeeem joseense,rs.Mas eu não me lembro de ter visto, filmes franceses com essa idéia, você pode me citar alguns?Aliás me lembrou bastante o cinema americano, que adora um draminha familiar desse tipo.Beijao.:)

    ResponderExcluir
  2. Ahh entendi, seu olhar foi bem tecnico mesmo,rs.E eu não quis dizer nada do tipo " cita ai quero ver se vc sabe mesmo" hahaha, é porque eu não vi mesmo.Enfim.Beijocas.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...