HELENO


As manchetes de jornais que abrem Heleno já são suficientes para José Henrique Fonseca construir a persona de seu protagonista: um homem glorioso e problemático induzido por sua natureza ao autoboicote em uma longa jornada regada a drogas e libertinagem.

Elíptico como Heleno de Freitas, o filme de Fonseca é preciso quando aborda os tempos do jogador no Botafogo; um homem que transcendia a obrigação profissional para lutar pela marca que as vitórias deixariam no tempo – campo para análise do anticonformismo de Heleno que ia de frente à postura maleável de jornalistas, cartolas e colegas de trabalho e até mesmo contra suas decisões polêmicas, como, por exemplo, apontar uma arma para Flávio Costa, técnico do Vasco.

Paralelamente, vemos a didática de noções pela duplicidade narrativa (talvez obrigatória pela amplitude dos termos comerciais que o filme implica) através da conturbada vida sentimental do ídolo alvinegro, algo que dilui a força do longa que até então mostrara Heleno de Freitas materializando a glória para que vejamos o que ele almejou sem medo de ultrapassar seus próprios limites, inclusive jogando pelo América com a saúde debilitada. Mesmo com estes nuances dramáticos, Heleno continua poderoso e trágico pela entrega de Rodrigo Santoro, que foge do pragmatismo que protagonistas de cinebiografias atendem com uma atuação espirituosa e impactante.

★★★

Heleno (Idem, Brasi, 2011) de José Henrique Fonseca

3 comentários:

  1. Cara, eu vou te dizer uma coisa, ne3o me lembro de nada que tenha me feito ficar por mais de 6 horas e0 frtnee de um computador Essa pe1gina foi a primeira delas Espero que vocea ne3o retire do seu site pois esses veddeos se3o a esseancia do torcedor atleticano, muitos dos que assistirem esses veddeos, nem eram nascidos na e9poca (em especial o da final de 1980) Mas isso serve para ENSINAR a muitos atleticanos o significado daquela frase do Roberto Drummond: Se houver uma camisa preta e branca pendurada no varal durante uma tempestade,o atleticano torce contra o vento Parabe9ns por esses veddeos, foram muito bem escolhidos!!!Abrae7os!!!Thadeu Sampaio

    ResponderExcluir
  2. A densidade e entrega do personagem de Rodrigo Santoro faz até esquecer o contexto de Heleno. Incrível!

    ResponderExcluir
  3. "Faz-se acreditar um poço de inovação e personalidade, e continuaria deste modo não fosse o fraco desenvolvimento do enredo. Bem dito, foi tocante em várias passagens, e até no final mostra-se um filme decente, mas sem passar disto."

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...