PINA


O filme-tributo de Wim Wenders à coreógrafa e dançarina Pina Bausch (1940-2009) remete aos tempos áureos de equivalência entre expressão e desconstrução como nos filmes russos da década de 20 e do neo-realismo italiano nos anos 40. Wenders reconstituiu números em lugares de inspiração da homenageada – cidade, campo e palco, terreno das multiplicidades, assim como o cinema.

Pina é o exame de uma carreira focada na superação e do passo à frente em relação aos limites. Vemos os bailarinos caindo e levantando para recomeçar sem hesitar. O esforço repetitivo se torna um número de dança como a extensão do corpo, suporte para a vida e campo para análises profundas sobre a complexidade da alma; a catarse onde encanto e angústia se equivalem para funcionalidades desconhecidas.

Os números interativos podem saturar os que se concentram à imagem, principalmente pela decupagem que não investe em inovações, mas Wenders dá foco ao esforço de Pina de dialogar com público, equipe, palco e antes de tudo, consigo. Este é o grande acerto do filme, que se torna relevante pela legitimidade e resgate de uma linguagem rica em diversos aspectos.

★★★★
Pina (Idem, Alemanha/França/Reino Unido, 2011) de Wim Wenders

2 comentários:

  1. Como assim neo-realismo italiano e formalismo russo de 20? Não entendi a relação. Essa referência é apenas pela quebra do formato do documentário? Acho o contexto e a intensão bem distantes destes períodos.

    ResponderExcluir
  2. O som deveria ficar em segundo plano, se não houvesse os comentários dos bailarinos a força visual seria ainda maior do que já é.

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...