CLIP


Pelo nome, Clip define a geração que deseja analisar: dos jovens que convivem com a mutação do tempo e sua velocidade, de relações rasas e de completa exposição. Dirigido por Maja Milos, o filme registra a incoerência atual de tratar a adolescência como tempo de afirmação. A câmera de Milos acompanha a rotina de Jasna (Isidora Simijonovic em total entrega), completamente desfocada dos estudos e de sua família, ela coloca nas festas e no sexo suas frustrações.

Pelo celular, Jasna exibe-se para a câmera e regojiza o seu ego. Se for preciso, mostrará os seus vídeos para conseguir uma noite de sexo e drogas. Ignora o poço que construíra ao abandonar a mãe cuidando do pai doente enquanto Milos coloca o moralismo como peça chave na comunicação com seu público. A diretora comanda cenas desconcertantes onde Jasna é o pavio necessário para jogar o incomodo familiar às favas. Pelo dispositivo móvel, cenas explícitas de sexo espelham a ousadia da garota que representa uma escola – ou uma geração prestes a se perder.

Toda rispidez do filme de Milos esbarra em excessos; seja pelos buracos que o roteiro luta em manter – seja na relação de sua protagonista com a família ou situações não justificadas para ilustrar seu âmago – e pela redundância imagética em dividir os conflitos de Jasna em núcleos definidos pelos dispositivos usados. Apesar da linguagem, Clip alerta para o comportamento e o tempo, afinal, a juventude sempre foi época de formação e descobertas.


★★★★
Clip (Klip, Sérvia, 2012) de Maja Milos

Um comentário:

  1. Achei péssimo e desgastante, como se fosse necessário extrapolar a moral e o bom senso para escancarar a mensagem que ficara bem clara na cena inaugural!

    ResponderExcluir

Melhores Filmes de 2023

Mangosteen de Tulapop Saenjaroen Mais um longo post com os melhores filmes do ano. São os melhores filmes lançados entre 2021-23 com mais ...